Assine nossa Newsletter

  • Imagem Interna Grande

Estruturas Metálicas: Medidas de segurança e proteção (Parte I)

As estruturas metálicas estão se tornando cada vez mais populares no Brasil. Isso pelo fato de que as estruturas de aço aceleram o processo de construção, diminuindo significativamente o tempo total da obra. Além de gerar custos relativamente mais baixos em relação as estruturas de concreto.

O número de construções comerciais com estruturas metálicas teve um alto índice de crescimento nos últimos anos, e a estimativa é que em pouco tempo, as estruturas de aço substituam por completo as de concreto armado.

Seja na construção de apartamentos, edifícios, galpões, supermercados, lojas, casas e ginásios, o fato é que as estruturas de aço são a tendência do futuro, devido a sua maior resistência e melhor custo benefício.

As estruturas de metal trazem inúmeros benefícios a todas as pessoas envolvidas no projeto, seja para o arquiteto, para o engenheiro e principalmente para o cliente, tendo em vista que a sua obra ficará pronta muito mais rápido e com um design totalmente moderno e inovador.

Desde o início da utilização do aço em construções, em meados do século XVIII, este material vem proporcionando mais praticidade e eficiência nos mais diversos tipos de obras.

As estruturas de metal inspiram modernidade, trazem vantagens pelo aumento da produtividade da mão-de-obra e melhor racionalização das matérias-primas envolvidas. Isso porque as estruturas de aço possibilitam a aquisição de sistemas industrializados, diminuindo de forma significativa o desperdício de material.

Este tipo de estrutura possui grande flexibilidade, possibilitando que o arquiteto do projeto tenha total liberdade durante a elaboração do design da obra, permitindo que o mesmo possa desenvolver projetos inovadores e contemporâneos.

Importância de estruturas metálicas em construções comerciais

As estruturas de aço são significativamente mais resistentes se comparadas com as estruturas de concreto armado, e com isso, o uso deste material na construção aumenta relativamente a durabilidade e segurança da obra.

Isso porque as estruturas metálicas possuem maior robustez e suportam grandes cargas de peso em seus pilares. As estruturas de metal começam a perder a sua resistência após atingirem 500° C no caso de um eventual incêndio.

Mas como as temperaturas podem atingir até 1000° C durante um incêndio, é fundamental que a estrutura seja devidamente protegida para não perder a sua resistência e colapsar.

Uma das formas de proteger a construção contra os danos causados pelo fogo é através da pintura intumescente de proteção de estruturas metálicas.

Revestimento Intumescente

O revestimento intumescente é o mais indicado para proteger as estruturas de aço e assegurar sua resistência em um incêndio.

Este tipo de revestimento é imensamente popular nos Estados Unidos e também na Europa e possui um aspecto similar às da tinta normal para acabamento, mas com propriedades intumescentes capazes de proteger o aço contra os danos do fogo.

 A linha AUDAX-Renitherm® PMA 600 da CKC protege a estrutura de metal da sua construção por até 60 minutos, assegurando a resistência de toda a obra.

Além de proporcionar um belo acabamento, o revestimento intumescente é a base de água e foi especialmente desenvolvido para uma aplicação fácil e rápida.

Envie uma mensagem