Assine nossa Newsletter

  • Imagem Interna Grande

7 passos para um projetista ser reconhecido no mercado de trabalho

A carreira de projetista atrai a atenção de profissionais que gostam de criatividade e inovação.

Esse profissional atua com a criação de produtos, ferramentas e projetos industriais. Além disso, ele também é responsável por analisar e definir medidas, detalhar os desenhos e escolher o tipo de matéria-prima que deverá ser usada.

No post a seguir, trazemos 7 passos que devem ser observados por você que tem vontade de ingressar nessa carreira e ter reconhecimento ou apenas saber um pouco mais sobre ela. Confira!

1. Cursos adequados para a carreira

O projetista pode optar por diversos cursos com o objetivo de crescer na sua carreira. Mas, quem quer começar na área da maneira correta cursos nas áreas de matemática (geometria), computação, ciências físicas e ferramentas como CAD não apenas devem ser inclusos nos estudos como sempre revistos. Além disso, vale a pena investir em cursos mais específicos conforme o segmento em que se pretende atuar.

2. Atualize-se sempre

Todos os dias surgem novas tecnologias. Como tudo está mudando rapidamente o profissional dessa área precisa ter a preocupação de se manter sempre bem informado sobre as novidades, especialmente no que diz respeito às ferramentas tecnológicas.

3. Comunicação

Apresentar projetos, conversar com clientes, com arquitetos, designers e engenheiros pode ser uma tarefa complicada para o projetista que não se comunica bem. Por si só a área já é repleta de detalhes que, se não forem bem explicados, geram transtornos complicados. Na dúvida, vale a pena investir em um curso de oratória.

4. Conheças as principais ferramentas

É comum encontrarmos projetistas que preferem usar determinada ferramenta nos seus trabalhos. Isso não é problema. Mas, para se dar bem é necessário, no mínimo, ter conhecimento básico em relação às mais usadas. Além disso, é preciso considerar que não há uma ferramenta completa. Ou seja, hora ou outra você terá que usar mais de uma.

5. Domine a área

Sugerir e utilizar em seus projetos produtos que não são seguros é entregar algo que não está correto e pode por a vida das pessoas em risco. Não vai demorar muito para que seus clientes duvidem de sua credibilidade. Buscar fornecedores especialistas e produtos certificados sempre é a melhor recomendação para dominar a área e ser reconhecido.

6. Aprenda sobre design

Entender bem de design não ajuda o projetista apenas nas suas criações. Esse aspecto também contribui para melhorar a comunicação com outros profissionais como os designers propriamente ditos, arquitetos e engenheiros que, não raro, serão seus colegas de serviço.

7. Diferencial

O projetista que pretende ser reconhecido, deve sempre se manter atualizado, buscando as novas tecnologias do mercado. O diferencial é ajudar seus clientes indicando produtos testados e aprovados pelos órgãos específicos. Por fim, seja qual for o projeto esse profissional deve fazer tudo com dedicação e qualidade. Dessa maneira, ele estará pavimentando seu caminho para o reconhecimento no mercado e o consequente sucesso.

Dica extra

Além de todas as dicas que demos anteriormente, é fundamental que o projetista cuide de sua imagem profissional (networking). Ao começar a exercer a função ele deve ficar atento para pontos importantes como prazos, produtos escolhidos e contratos. É preciso zelar pela idoneidade e, por fim, o projetista não pode se esquecer de que vai precisar de uma boa infraestrutura tecnológica. Com bons equipamentos e ótimos conhecimentos técnicos o sucesso é apenas questão de tempo.

Envie uma mensagem