Soluções Customizadas

SOLUÇÕES CUSTOMIZADAS DE PROTEÇÃO PASSIVA CONTRA O FOGO

Os desafios de se proteger qualquer substrato contra o fogo, são inúmeros.
Abaixo existem alguns motivos para que um corporação ou determinado material seja popularmente conhecido como "anti-chamas", retardante ou resistente ao fogo:

  • Exigência de legislação ou Corpo de Bombeiros
  • Exigência de um cliente ao fornecedor
  • Necessidade de mitigar um risco de incêndio
  • Busca por diferencial de mercado (vantagem competitiva)

OS PROCEDIMENTOS

Para cada um desses motivos, deve-se levar em consideração que podem existir inúmeras formas de se proteger um determinado material contra o fogo. Desde que as propriedades físicas e químicas sejam entendidas e compatibilizadas com a solução adequada para a situação. Este trabalho de compatibilização e muitas vezes inúmeros testes demanda o conhecimento de empresas especializadas no assunto. No Brasil, existem poucas empresas com este tipo de know-how e que estejam dispostas a investir tempo em pesquisa, desenvolvimento, testes e consultoria para o assunto.

No entanto, é importante atentar-se para os seguintes critérios que o auxiliarão na busca por uma solução e resolução de seu problema:

  • Entender e conhecer bem o seu produto é um passo fundamental, este conhecimento ajuda na fundamentação de qual o melhor caminho para se resolver o seu problema. Não é necessário compreender todas as propriedades químicas e físicas de seu produto, no entanto, estas são informações que auxiliam na escolha do caminho que você terá maior chances de sucesso;
  • Um passo fundamental é compreender se o melhor caminho é envolver o processo produtivo ou pós-produção. Neste caso, você deve compreender se o seu produto deve receber o tratamento contra o fogo durante ou após o processo produtivo. Consulte sempre um especialista para ajudá-lo a compreender o melhor custo-benefício;
  • Custo e prazo são fatores importantes na sua decisão, buscar uma empresa disposta a ajudá-lo, pode ser um ótimo começo. Muitas vezes o custo de tratamento retardante/anti-chamas pode ser realizado após o processo produtivo, no entanto, a inclusão de uma etapa no processo produtivo pode ser menos custoso no médio-longo prazo;

OS TESTES

Após definida a estratégia, deve-se avançar para os testes preliminares. Neste caso, testes com maçaricos podem auxiliá-lo a compreender a reação do material ao fogo, antes que os mesmos sejam encaminhados a laboratórios especializados que emitirão acreditação sobre o substrato anti-chamas.

PRAZOS PARA UMA SOLUÇÃO

Os prazos para o desenvolvimento de testes varia de necessidade para necessidade. Existem casos em que a solução já existe por conta de outros projetos realizados, nestes casos, a solução pode estar disponível de imediato. Nos casos onde não houveram pesquisas, a solução pode demorar um período que é acordado entre as partes. Nestes casos, as soluções propostas são rapidamente testadas à exaustão, para que uma solução seja encontrada com rapidez.

CONSULTE-NOS

Consulte a nossa equipe, caso tenha dúvidas de como o seu material/substrato pode e deve ser protegido adequadamente. Possuímos um laboratório de testes e conduzimos diariamente, dezenas de testes e ensaios para resolver problemas dos nossos clientes. Os índices de sucesso superam 90% dos casos.

Vale lembrar que o sucesso de nosso departamento de testes é uma parceria com os maiores fornecedores e produtores mundiais de produtos e ingredientes de proteção passiva contra o fogo. São empresas que investem constantemente em pesquisa e desenvolvimento, bem como em procedimentos que otimizam suas chances de sucesso com os problemas enfrentados.

Entre em contato diretamente por Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por telefone e converse com um de nossos pesquisadores: 11 5584-6380.

Envie uma mensagem