Proteção de Cabos Elétricos

PEÇA FUNDAMENTAL

PEÇA FUNDAMENTAL

Os cabos elétricos são peças fundamentais para as instalações de quaisquer construções, garantindo que a eletricidade possa percorrer toda extensão dos prédios comerciais, túneis, indústrias, petroquímicas, galpões, shopping centers e até em nossas residências.
CERTIFICAÇÕES - MÉTODOS DE ENSAIO PARA CABOS

CERTIFICAÇÕES - MÉTODOS DE ENSAIO PARA CABOS

A IEC – International Electrotechnical Commissional (Comissão Electrotécnica Internacional) estabeleceu os padrões do método de ensaio para a proteção em cabos elétricos, que são referencia para as normas nacionais. A seguir, a relação das principais normas de teste para produtos de proteção passiva de cabos elétricos: IEC 60332-1: Teste de propagação vertical de chamas em cabo individual protegido. IEC 60332-3: Teste de propagação vertical de chamas em apanhado de cabos protegidos IEC 60331: Teste para cabos elétricos sob condições de fogo – integridade do circuito
Os resultados são classificados em três categorias, sendo a categoria A com melhor classificação do teste onde não ultrapassou 2,5 metros a propagação vertical do fogo no período de 40 minutos e baixa emissão de gases tóxicos, sendo assim requerida e adequada para utilização nas construções. Para o IEC 60331 o resultado está com base na temperatura de teste utilizada e o tempo em que a condutividade elétrica permaneceu sem variação, podendo atingir até 120 minutos de conservação da corrente elétrica.
A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO DE CABOS

A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO DE CABOS

Não basta a utilização de cabos de alta qualidade para evitar o início de incêndio, principalmente porque o incêndio pode ocorrer de outras fontes, sejam eles o atrito, cigarros e fósforos, soldas e ignições espontâneas. Por tanto é essencial à proteção dos cabos com soluções contra fogo com o objetivo de manter os serviços prioritários em funcionamento. Um bom exemplo são os túneis, nos casos de incêndio, as instalações requerem a continuidade da transmissão elétrica, permitindo que as vítimas possam evacuar de forma rápida. A iluminação, monitoramento, turbinas de ventilação, alarmes e sinalizadores devem permanecer em funcionamento o máximo de tempo possível.

SOLUÇÕES DE PROTEÇÃO PARA CABOS

As soluções mais convencionais são a tinta intumescente para cabos e o revestimento ablativo de cabos, ambos podem fornecer de 30 até 120 minutos de proteção contra fogo em relação à propagação e a condutividade elétrica, sendo que cada fabricante possui uma espessura mínima determinada para cada resistência. Obviamente as tintas e revestimentos mais espessos possuem um rendimento inferior, já que haverá maior gasto de material. Fique atento ao rendimento do produto, o custo por metro quadrado é uma boa referência comparativa caso ambos tenham as mesmas especificações técnicas que atendam à sua obra. A variação das espessuras pode ser até 300%, geralmente de 0,5mm até 2mm. O sistema ablativo tem dois grandes diferenciais, pode ser utilizado em áreas abertas passíveis de intempéries onde testes demonstram a eficácia de décadas sob a exposição as diversas condições climáticas. E o segundo diferencial é a flexibilidade que evita quaisquer danos na proteção e no cabeamento elétrico nas manutenções rotineiras. A aplicação pode ser feita através de pincel, spray ou rolo, devendo seguir rigorosamente as instruções técnicas de aplicação e espessuras determinadas de cada produto, garantindo que a proteção sobre os cabos seja eficaz.
SISTEMA INOVADOR DE PROTEÇÃO DE CABOS

SISTEMA INOVADOR DE PROTEÇÃO DE CABOS

TECNOLOGIA DE PROTEÇÃO PASSIVA

A mais recente tecnologia de proteção passiva para cabos é o Wrap ou também chamado de Bandagem (sistema abre e fecha), este sistema permite uma instalação muito rápida e limpa, impede que sujeiras fiquem acumuladas sobre os cabos e bandejas, e a manutenção torna-se facilitada na substituição ou adição de novos cabos, basta abrir o Wrap, realizar a manutenção e fechá-lo. Esta inovação tem sido utilizada fortemente em plantas industriais, plataformas de petróleo e gás, usinas nucleares e data centers por resistir por mais de 120 minutos, ser prático em sua manutenção e ter alta resistência à água.
Envie uma mensagem